Salumeria é uma palavra italiana que diz respeito à tradição milenar do preparo de produtos derivados da carne do porco.
Na época da colonização do Brasil a partir de 1900 aqui na Colônia Mergulhão o alimento era escasso, os imigrantes com seus filhos pequenos nas chácaras tinham tudo em casa, plantavam hortaliças para o consumo/venda e milho para alimentar os animais a ter os derivados, o porco para se ter a carne, salame, banha na qual se guardava a carne em latas pois não tinha geladeira, galinha para produzir ovos, carne e a pena para os travesseiros, vacas para vender o leite/queijo além do consumo da carne, a família sempre estava reunida em torno das atividades do dia a dia.
Em 1998 com a proposta do turismo rural para a região do Mergulhão, típica italiana, Dirceu A. Pissaia foi aprimorar esta arte de fazer salame e criar outros produtos e melhorar os costumes que já eram da família buscando novas tecnologias, higiene e limpeza na produção com a finalidade de regulamentar a atividade.
PRODUTOS
Linguiça com um leve toque de alho na sua receita.
Salame de pernil temperado com vinho são três: tradicional, com azeitonas e com pimenta calabresa.
Torresmo
Banha
Carne na banha (sobre encomenda)
Em breve novos produtos